Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

24/02/2012

Beber água emagrece

Em 2010 foi publicada uma interessante revisão sobre os efeitos da ingestão de água no controle de peso. Os resultados mostraram que beber água resulta numa ingestão menor de calorias e maiores taxas de oxidação de gordura quando comparado a outras bebidas. O leitor aqui vai se perguntar: então água emagrece?! A resposta é: sim!

Não quer dizer que a água tenha um componente mágico e emagrecedor. Ao beber mais água, o indivíduo deixa de consumir bebidas calóricas como sucos, chás e refrigerantes adoçados. Mesmo que essas bebidas tenham um índice glicêmico considerado baixo, podem fornecer em torno de 120 a 200 kcal/por porção e essa quantidade de açúcar eleva a concentração de insulina, resultando momentaneamente na diminuição da queima de gordura.

O consumo de refrigerantes do tipo “cola”, sucos e leite pode agregar 10 a 15% a mais de calorias numa refeição quando comparados a beber água, refrigerante diet ou não beber nada. Estratégias como ensinar e estimular as crianças a beber água durante o dia nas escolas resultaram numa manutenção do IMC, quando comparados ao grupo de crianças que não recebeu esse estímulo.

Ainda faltam dados sobre intervenções randomizadas e a longo prazo sobre o efeito da ingestão hídrica na perda de peso e prevenção da obesidade em crianças e adultos, mas pode-se dizer que há fortes evidências para recomendar o aumento no consumo de água para o controle do peso.

Para saber mais:

Stookey, JD. Drinking water and weight management. Nutr Today. 2010;45(6S):S7-S12

 

Por Patrícia L. C. Ferraz às 23h19

22/02/2012

Emagrecer com exercícios de alta intensidade.

Em estudo apresentado no Simpósio do ACSM (American College of Sports Medicine), pesquisadores avaliaram o gasto calórico durante e após a realização de exercícios de alta intensidade.

Durante 47 minutos, homens saudáveis foram submetidos a um esforço intenso (75%VO2máx ou aproximadamente 80% da frequência cardíaca máxima) em uma bicicleta. Foram gastos, em média, 500 calorias para a realização deste exercício. Porém, o resultado mais interessante foi o fato que, após o fim do esforço, o metabolismo destes homens manteve-se elevado por 19 horas, resultando em um gasto extra de 223 calorias.

Este resultado revela a importância da inclusão de exercícios físicos realizados em alta intensidade em um programa de treinamento que objetiva o emagrecimento.

Atenção! Não saia por ai correndo feito um louco, achando que quanto mais você sofrer no exercício mais irá emagrecer.  Expor um sistema cardio respiratório não condicionado a um esforço muito intenso pode acarretar em problemas sérios. Procure um médico antes de iniciar um programa de treinamento e um profissional formado em Educação Física para estruturar, evoluir e estabelecer a intensidade deste treinamento.

Abraços e bons treinos

Para saber mais:

A 45-minute Vigorous Exercise Bout Increases Metabolic Rate for 19 hours. Knab, Amy M.; Shanley, R. Andrew; Corbin, Karen; Jin, Fuxia; Sha, Wei; Nieman, David C. Medicine & Science in Sports & Exercise: May 2011 - Volume 43 - Issue 5 - p 266

Link: http://journals.lww.com/acsm-msse/Fulltext/2011/05001/A_45_minute_Vigorous_Exercise_Bout_Increases.792.aspx#

 

 

 

Por Rodrigo Ferraz às 13h13

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida