Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

16/02/2012

Cuidados no Carnaval

 No feriado de carnaval é comum esquecermos de comer corretamente e muitas vezes de repor nossa perda de líquidos. Quase todos os anos, o feriado é muito quente e como sei que muitos leitores vão pular carnaval, é muito importante:

 

- Manter a hidratação durante todo o dia. Não se engane e ache que apenas por estar ingerindo bebidas alcoólicas, não precisamos beber água constantemente. Não adianta bebermos litros de água apenas um momento do dia, ela precisa ser ingerida ao longo do dia

 

- Atenção aonde os alimentos são ingeridos. Muitos locais não possuem às condições higiênicos sanitárias satisfatórias, o que pode acarretar em uma intoxicação alimentar, fazendo com que perdemos todo feriado. Note se os funcionários utilizam touca para proteger os cabelos, se lavam as mãos e se o ambiente está limpo. Uma forma é verificar se o estabelecimento possui Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária;

 

- Não devemos ficar mais de 3 hs em jejum, pois são pelo menos 4 dias intensos de folia. Leve no bolso barras de cereais, frutas secas, oleaginosas...

 

- É interessante ingerir uma massa com molho leve no jantar antes dos dias de maior atividade;

 

- Frutas são uma ótima opção para ingerirmos nos descansos (quando houver);

 

- Lembre de utilizar protetor solar e boné para proteger do sol;

 

- Para quem está acostumado, fazer alongamento em algum momento do dia pode ajudar a chegarmos no final do feriado com menos dores.

 

Bom Carnaval!

 

Por Marco D. Leme às 11h12

13/02/2012

Lançamento do Livro " Fuja das dietas aprendendo a comer"

Ontem foi lançado pelo Dr. Lancha Jr e sua esposa Luciana o livro "Fuja das dietas aprendendo a comer: ESCOLHA ISSO, NÃO AQUILO". O livro conta com a participação de vários profissionais, entre eles nutricionistas e engenheiros de alimentos da equipe Bio Menu.

Com intuído de auxiliar a população a realizar escolhas mais saudáveis, através de comparações entre 106 diferentes pratos das mais variadas cozinhas que temos no Brasil, o livro conta com belas fotos. Algumas dessas comparações foram publicadas na coluna da repórter Cristiane Segatto, no site da revista época:

Ao escolher a massa fina precisamos de vários pedaços para nos sentir satisfeitos. Por causa disso, ingerimos mais gordura. Com a massa mais grossa, comemos menos fatias. Logo, vamos ingerir menos gordura.

Duas boas opções são as pizzas de atum ou caprese (mozarela de búfala, tomate e manjericão). Sempre de massa grossa. É claro que se você for um glutão do tipo que come seis pedaços, essa estratégia não funciona. Nesse caso, a espessura da massa será indiferente.

Outro mito é o do “grelhado com salada”. É uma opção rica em proteína, gordura, vitaminas e sais minerais – mas pobre em carboidatros. É por isso que em geral sentimos vontade de comer “um docinho” pouco tempo depois.

Os autores explicam que isso acontece porque o organismo sente falta do carboidrato. Ou melhor: sente que a glicemia (concentração de glicose no sangue) pouco se alterou após a refeição – diferentemente das concentrações de lipídios (provenientes da gordura), aminoácidos (provenientes da proteína), vitaminas e sais minerais. 

É preciso comer de tudo – com moderação e inteligência. Restringir a ingestão de determinado tipo de nutriente é bobagem. A ausência dele será sentida e diversos mecanismos de estímulo ao consumo serão disparados até que essa falta seja suprida. 

Leia mais em:

 http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1202_livro_lancha_album.jhtm

Por Marco D. Leme às 09h27

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida