Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

01/12/2011

Alimentação e triglicerídeos

Muitas pessoas são atormentadas pelas altas concentrações de triglicerídeos (quimicamente o termo correto é triacilglicerois) no sangue. Este lipídeo(lipídeo é o nome genérico que pode ser dividido em gordura- sólida e óleos – liquido) que é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares pode ter sua origem na alimentação ou determinado geneticamente. De qualquer forma observando alguns itens é possível melhorar este quadro.

Há muitos anos a presença de um tipo de gordura na circulação sanguínea representa um fator de risco a saúde. Os triacilglicerois representam a principal gordura que ingerimos em nossa alimentação. Aquele pedaço de gordura da picanha no churrasco de final de semana, ou ainda o bacon e outros alimentos representam boas fontes deste lipídeo. Porém não necessariamente ao consumir estes alimentos estaremos aumentando as concentrações de triacilglicerois na circulação sanguínea. Estes alimentos passam por diversos processos digestivos até alcançarem a circulação sanguínea. Estes processos visam garantir o transporte da gordura pelo sangue uma vez que o sangue é uma solução aquosa e a gordura não se dissolve em água. Assim após todo cuidado com estes alimentos os mesmos circulam envoltos em pequenas camadas de proteína.

Quem não se lembra da história do bom e do mau colesterol? Pois é, o mau colesterol, em condições normais, é produto desta grande ingestão de gordura, pois representa a gordura resultante da alimentação envolta em proteína após a digestão. Com estas informações você já deve estar pensando: - Ah, é só consumir menos gordura e pronto! Com certeza isto irá ajudar, porém existe ainda o problema dos triacilglicerois produzidos em excesso pelo organismo. Neste caso apenas reduzir o consumo de gordura não basta. São necessários também outros cuidados como: diminuir o consumo de alimentos doces, ou melhor, que produzam alto índice glicêmico como mel, geléias, pão branco e dar preferência para alimentos como pães integrais, cereais integrais, massas etc. isto porque o aumento da glicemia impede que nosso organismo consiga retirar os triacilglicerois da circulação sanguínea. Outro fator que colabora para esta redução de triacilglicerois é a atividade física regular de moderada intensidade e média duração (quarenta minutos três vezes na semana). Estudos recentes demonstram que esta prática, quando bem orientada, representa um grande aliado na remoção deste lipídeo da circulação sanguínea.

Todos estes cuidados podem auxiliar no combate a este inimigo de nossa saúde – os triacilglicerois, porém de forma alguma elimina a necessidade de acompanhamento dos profissionais da saúde (médicos, nutricionistas e professores de educação física) para correção do problema. Observe sua rotina dando mais atenção a estes itens mencionados e se necessário consulte um profissional especializado.

Por Antonio Herbert Lancha Jr. às 07h59

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida