Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

20/01/2011

A saúde começa pelo intestino

Muito freqüentemente as pessoas realizam viagens a trabalho ou a passeio e experimentam diferentes pratos, temperos e preparos de alimentos. Com a mesma freqüência que fazem esse consumo sentem alterações do funcionamento intestinal como diarréia ou a popular prisão de ventre. Essa alteração do funcionamento do intestino pode representar muita coisa.

Nosso intestino possui uma população de bactérias bastante grande e variada. Muitas dessas podem provocar doenças caso entrem no nosso sistema circulatório. Em contra partida outras bactérias são nossas aliadas e auxiliam nosso sistema imune.

Para entender melhor podemos dizer que as bactérias patogênicas representam um exercito enquanto as bactérias não patogênicas outro. Este estado de equilíbrio entre os dois exércitos garante o funcionamento do intestino de forma saudável, onde o intestino absorve os nutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais) e reabsorve a água produzindo o bolo fecal com consistência adequada.

O funcionamento correto do intestino depende de várias ações para resumir falaremos de três importantes: 1)consumo correto de água, isso significa fluxo de água ingerido ao longo do dia e não volume – esse fluxo além de manter a hidratação da mucosa intestinal, estimula a motilidade e conseqüentemente o transito intestinal; 2) adequada ingestão de fibras presentes nas folhas, frutas, legumes – essas fibras participam da formação do bolo fecal e facilitam o transito intestinal e 3)horário e tranquilidade para ir ao banheiro – o transito intestinal e mais eficiente quando estamos relaxados  pois em situação de tensão ativamos dentro do sistema nervoso autônomo o sistema simpático, que é também conhecido como sistema de fuga ou luta. Nessa situação nosso organismo se prepara fugir ou lutar e como conseqüência o transito intestinal é retardado.

Quando não respeitamos essas regras acima com freqüência o transito intestinal se lentifica e as conseqüências são inúmeras como: alteração do humor – origem da palavra enfezado ou cheio de fezes;  perda das bactérias intestinais não patogênicas e proliferação das patogênicas e por último redução da eficiência do sistema imune.

Assim, para não perder a saúde nas viagens e melhorá-la no dia a dia, regularize o fluxo de água, consuma fibras com a ingestão nas refeições de frutas, legumes e verduras, ritualize a ida ao banheiro de preferência no mesmo horário todo dia e com tempo para isso. Evite ao máximo o uso de laxantes quando esse trânsito ficar mais lento pois o uso inadequado de laxantes promove a redução da população das bactérias saudáveis e perda de vitaminas e minerais.

Para mais informações ler:

Molecular crosstalk of probiotic bacteria with the intestinal immune system: clinical relevance in the context of inflammatory bowel disease. G Hormannsperger and D Haller
Int J Med Microbiol, January 1, 2010; 300(1): 63-73.

 

Por Antonio Herbert Lancha Jr. às 14h18

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida