Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

03/11/2010

Adoçante ou açúcar?

Comumente nos depararmos com a difícil escolha entre acuar ou adoçante nos nossos alimentos e bebidas. A difícil tarefa passa por nossos anseios e medos de ter um corpo saudável e reduzirmos o consumo calórico alem da preocupação de alguns com o estado de sua glicemia (açúcar presente no sangue).

Esta escolha é identificada pelo nosso corpo e rapidamente reconhece o que consumimos. Isso quer dizer que nosso corpo sabe se o sabor doce ingerido apresenta energia em sua estrutura ou não. Na pratica ele sabe se consumimos adoçante, açúcar etc.

A relação dessa informação com a nossa vida é maior do que a simples quantidade de energia, o alimento composto de açúcar efetivamente em sua estrutura esta associado em nosso sistema nervoso central com informações de recompensa, premio. Isso representa valor afetivo ao nutriente e não apenas calórico.

Diversos estudos têm demonstrado que a identificação do sabor doce com potencial calórico representa ao nosso corpo uma quantidade de energia além das suas calorias correspondentes. Explicando melhor: para avaliar o efeito do nutriente com potencial calórico, foi estudado o efeito de suas soluções com o mesmo paladar doce sendo uma composta por água, açúcar e flavorizante (substância que apresenta sabor apenas) e outra composta de água, adoçante e o mesmo flavorizante.  Os participantes deveriam bochechar as bebidas e em seguida cuspi-las sem ingerir. Na seqüência foi testada a capacidade de efetuar o maior número de agachamentos possíveis com sobrecarga nas costas. O resultado foi que quando o grupo bochechou a solução com açúcar, efetuou maior número repetições quando comparado com a solução contendo adocante. E importante explicar que os mesmos indivíduos testaram as duas soluções em um modelo experimental chamado "duplo cego" que significa que nem os participantes nem os pesquisadores, durante o estudo, sabiam o que estavam bochechando. Alem disso o estudo foi "cruzado" ou seja parte do grupo fez inicialmente o bochecho com adoçante enquanto que o outro fazia com açúcar. No segundo momento eles invertiam as soluções. Com esses cuidados o estudo pode concluir que a solução contendo açúcar promoveu melhor desempenho que a solução composta de adoçante, segundo os autores por estimular o centro da recompensa.

O estudo acima citado representa um dentre uma série de estudos que avaliou o efeito das soluções compostas com açúcares e seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

No nosso dia a dia não abriremos mão dos adoçantes na nossa ingestão alimentar, mas sabemos que sua presença é identificável pelos nossos sistemas superiores. Os açúcares têm sua representação muito além das 4 kcal por grama que possuem, podem representar recompensa, afeto e outros significados que ainda desconhecemos. Talvez nossos avós já sabiam disso e quando sofríamos com qualquer situação ganhávamos um copo de água com açúcar.

Para maiores informações leiam:

 

Carbohydrate mouth rinse: does it improve endurance exercise performance? V de Salles Painelli, H Nicastro, and AH Lancha Jr Nutr J, Jan 2010; 9: 33.

Por Antonio Herbert Lancha Jr. às 16h25

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida