Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

30/09/2010

Suplementos x Contaminantes

Sempre que pensamos em suplementação nutricional, a primeira idéia seriam os benefícios que os mesmos poderiam nos trazer. Realmente existem alguns suplementos, embora poucos, que podem trazer algum benefício à saúde humana. Temos que tomar muito cuidado, pois os efeitos da suplementação testada em animais pode não ocorrer em humanos, pois alguns suplementos são absorvidos e metabolizados por determinadas espécies e por outras não.

Porém, apesar e achar que a pessoa deve procurar algum tipo de suplementação apenas quando já esgotou as possibilidades de ingerir os nutrientes necessários através de uma alimentação balanceada, o texto de hoje fala sobre o que podemos encontrar nos suplementos consumidos, que não é mencionado nos rótulos e pode trazer sérios riscos à saúde.

 

 

 

Sempre que realizamos estudos no Laboratório de Nutrição de Metabolismo da EEFE – USP, temos o cuidado de antes analisar a pureza do suplemento estudado. O teste é realizado para que tenhamos a certeza que o resultado encontrado é referente à substância estudada e não de um contaminante.

Infelizmente, em alguns suplementos que são vendidos no mercado, existe a possibilidade de estarmos consumindo substâncias indesejadas como: esteróides anabolizantes, sibutramina, diuréticos, estimulantes entre outras. Isso ocorre, pois suplementos alimentares são isentos de obrigatoriedade de registro sanitário na Anvisa. O órgão classifica os produtos como alimento, e não medicamento.

Antes de consumir qualquer suplemento, procure um nutricionista e compre produtos de fábricas conhecidas no mercado. Se você for um atleta, fica a sugestão de solicitar a análise desse suplemento, para evitar surpresas desagradáveis.

 

Abraços,

 

Marco Leme.

Por Marco D. Leme às 09h35

26/09/2010

Canela e Diabetes

Quer uma dica simples que pode trazer benefícios para aqueles que têm tendência a desenvolver diabetes ou àqueles que já têm a doença? Consumir canela diariamente. Cerca de 3 gramas por dia parece ser a dose mais aceita até o momento.

Estudo de 2003 mostrou que o consumo regular de 3 gramas de canela (aproximadamente 1 colher de chá) por dia foi capaz de reduzir a quantidade de glicose circulante, triglicerídeos (TG) e algumas frações do colesterol em  indivíduos com diabetes tipo 2.

Outro estudo de 2009 verificou que a adição de 3 gramas de canela a um alimento teste foi capaz de melhorar a resposta da insulina (hormônio que possui sua ação alterada no diabetes) e, além disso, demonstrou também que a canela foi capaz de aumentar a liberação de um hormônio chamado, GLP-1, que atua aumentando a saciedade.

Se procurarmos a fundo existem mais estudos demonstrando os benefícios do consumo da canela assim como existem alguns que não encontram tais benefícios.  Até o momento parece que a canela pode trazer sim grandes benefícios. Além disso, como nenhum estudo mostra efeitos negativos e sendo este um alimento sem calorias, barato e muito saboroso, acho que vale a pena a tentativa.

Que tal nesses dias de chuva um leite quente com canela?

Quer saber mais?

Hlebowics et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. Am J Clin Nutr; 89:815–212, 2009.

 

Khan et al., Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People With Type 2 Diabetes. Diabetes Care 26:3215–3218, 2003.

 

Até a próxima!

Por Desire F. Coelho às 20h54

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida