Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

24/02/2010

Emagrecer X Perder Peso

 Nove em cada dez pacientes que consultam algum nutricionista têm a mesma queixa: “Preciso emagrecer”. Isso quando a frase não aparece em sua forma mais completa: “Preciso emagrecer rápido!”. Como tudo hoje em dia, as pessoas querem tudo para ontem. As capas das revistas da área da “saúde” estampam diversas possibilidades de como as pessoas podem (como elas mesmas dizem) eliminar, derreter, perder, enxugar os quilinhos extras.

Todas essas possibilidades levam a pessoa a acreditar que de fato seja muito fácil e simples emagrecer 3 kg em uma semana, por exemplo. Mas será que de fato isso é fácil ou possível?

Para fazermos essa simples conta precisamos diferenciar emagrecer de perder peso. Perder peso significa subir em uma balança hoje e pesar, por exemplo, 70 kg. Depois de uma semana você sobe novamente na balança e está pesando 67 kg. Ou seja, em uma semana você conseguir perder 3 kg de peso. Mas isso significa necessariamente que você emagreceu? Não!

Emagrecer significa tornar-se mais magro, ou seja, ter mais massa magra no corpo. Uma pessoa pode conseguir isso de três formas: aumentar massa muscular (massa magra), diminuir a quantidade de tecido adiposo (massa gorda) ou a somatória dos dois. E emagrecer, que é o objetivo principal, não é fácil e nem rápido!

Para emagrecer 1 kg precisamos de um déficit energético de, aproximadamente, 8.000kcal. Logo, para emagrecer 3 kg precisamos de um déficit de 24.000kcal. Se pensarmos em uma semana, isso significa que nos 7 dias teríamos que ter um déficit diário de 3.000 kcal! Fácil, não? Na prática, com o gasto de energia médio, isso significa que a pessoa teria que correr uma maratona (42 km) por dia, durante os 7 dias!

Com isso o que é importante entender é que as pessoas não engordam de um dia para o outro. Logo, não adianta querer emagrecer assim... os dois são um processo crônico. Não há magia ou pílula milagrosa (pelo menos nada que seja legalmente comercializado e que não coloque em risco a vida da pessoa).

O emagrecimento é sempre acompanhado de uma diminuição do volume corporal. O importante é sentir a roupa ficando larga! Por isso, SE QUISER EMAGRECER ESQUEÇA A BALANÇA! 

Até a próxima!!

Desire Coelho

 

 

Por Desire F. Coelho às 15h44

21/02/2010

O consumo de alimentos vai além da ingestão de nutrientes

 

   Outro dia, depois de muitos anos, comi um pão com manteiga mergulhado em uma xícara de café com leite. De imediato me veio à lembrança quando tinha quatorze anos e meu avô preparava meu café da manhã de pão frances picado, regado com café com leite que eu conhecia como sopinha de café com leite. A lembrança me remeteu aos momentos da minha vida, a cozinha da minha antiga casa, a presença de minha família o trabalho como office-boy do Banco do Brasil dentre outras coisas.

   Essa situação demonstra como a alimentação está associada a diversos fatores como emoções, necessidades nutricionais e relações sociais, locais e pessoas. Assim é muito limitado pensarmos em alimentos apenas como um pool de carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Se eles engordam ou quantas calorias possuem.

   A NutriAid se propõe a apresentar neste blog  as diversas facetas que estão associadas entre a ingestão de alimentos e seus diversos objetivos em nossa vida como saúde, desempenho, estética, prevenção de doenças etc.

   Nosso time é formado por nutricionistas, professores de educação física, médicos, psicólogos, engenheiros de alimentos e professores universitários que convivem com a nutrição no seu dia a dia de forma profissional. Nossa missão é levar até você uma discussão ampla sobre nutrição que transcenda o saudável, o permitido, o prazer, mas que ponha essas variáveis juntas de forma científica.

Acompanhe nossas conversas e juntos trocaremos muitas informações.

 

Professor Doutor Antonio Herbert Lancha Jr

Professor Titular de Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte USP

Por Marco D. Leme às 11h29

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida